𝐕𝐄𝐍Â𝐍𝐂𝐈𝐎 𝐌𝐎𝐍𝐃𝐋𝐀𝐍𝐄 𝐃𝐄𝐂𝐋𝐀𝐑𝐀 𝐋𝐈𝐁𝐄𝐑𝐃𝐀𝐃𝐄 𝐃𝐎 𝐏𝐎𝐕𝐎 𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐇𝐀𝐌𝐁𝐀𝐍𝐄

 𝐕𝐄𝐍Â𝐍𝐂𝐈𝐎 𝐌𝐎𝐍𝐃𝐋𝐀𝐍𝐄 𝐃𝐄𝐂𝐋𝐀𝐑𝐀 𝐋𝐈𝐁𝐄𝐑𝐃𝐀𝐃𝐄 𝐃𝐎 𝐏𝐎𝐕𝐎 𝐄𝐌 𝐈𝐍𝐇𝐀𝐌𝐁𝐀𝐍𝐄



Na recente visita surpresa do presidente do povo ao distrito da Massinga, na província de Inhambane, foram abordados temas cruciais que refletem a realidade socioeconômica da região. O presidente parabenizou Inhambane por ser a primeira província do sul a se libertar do neocolonialismo, destacando seu potencial abundante em gás, petróleo, turismo, madeiras e recursos humanos e financeiros. No entanto, lamentou que, apesar de tais riquezas, a província ainda figura entre as mais pobres do país. Enfatizou que chegou a hora do povo assumir o comando e se beneficiar dos recursos internos.


Durante a visita, Venâncio Mondlane, explicou ao povo de Massingue o motivo pelo qual se refere ao presidente da UIR como "Mata-e-reza". De igual modo condenou as declarações violentas do CHAPO e reafirmou que o mandato de um povo é eterno, enquanto o de um presidente é temporário. Mondlane expressou a satisfação da comunidade com a isenção do pagamento das portagens e criticou a discrepância de preços do cimento, que é mais barato na África do Sul, mesmo sendo Moçambique o país produtor. Exigiu que o preço do cimento no território nacional fosse fixado em 300 MT e que os preços dos alimentos e produtos de primeira necessidade fossem reduzidos, e que fossem isentos do IVA.


Mondlane também ressaltou a importância de as empresas locais funcionarem em benefício do povo, defendendo a necessidade de transparência na gestão dos fundos, com reuniões entre as empresas e a comunidade. Exigiu a libertação imediata de todos aqueles que estão presos ilegalmente por exercerem seus direitos constitucionais, alertando que, caso isso não ocorra, as manifestações continuarão.


O líder denunciou o regime que, há mais de 50 anos, tem roubado, desviado, sequestrado e abusado do povo, afirmando que agora é hora de se fazer ouvir. Declarou o dia 18 de março como o "Dia dos Heróis", um feriado nacional, e enfatizou que a memória dos heróis da nação não deve ser partidarizada. Mondlane também condenou os ataques aí visam denigrir a imagem do rapper e ativista social Edson Da Luz, carinhosamente tratado por 𝐦𝐚𝐧𝐨 𝐀𝐳𝐚𝐠𝐚𝐢𝐚

 e expressou sua indignação em relação à morte de Elvino Dias com mais de 25 tiros e à mais recente tentativa de assassinato do Dinis Tivane com igual número de tiros.


Por fim, sobre o processo judicial que enfrenta na província de Inhambane, Mondlane anunciou que convidará o povo para assistir ao seu julgamento, exigindo celeridade no processo. A mensagem clara é de que a força do povo é inabalável e que a luta por justiça, igualdade e liberdade efectiva continuará. ‎

Post a Comment

Previous Post Next Post